Cristina Berzal, diretor Affilinet para a Espanha, analisa a futura integração da indústria do marketing de afiliados no mundo das redes sociais, blogs e microblogs, e explica o potencial para ser rentabilizado como outros canais. 
O termo "mídia social" continua sendo o de maior impacto na indústria digital, uma vez que existe uma grande comunidade de consumidores que já se comentam através de redes sociais sobre seus temas e produtos favoritos. O setor de marketing afiliado tem tanto interesse quanto qualquer outro no mundo digital em se envolver. No entanto, identificar a melhor maneira de maximizar o retorno sobre o investimento de campanhas que integram os canais de mídia social e o marketing de afiliados ainda é uma oportunidade para explorar.

Conhecendo o consumidor nas mídias sociais Os

varejistas precisam aprender a se envolver com os consumidores nas mídias sociais, em vez de interromper suas conversas, mas é um processo delicado. Neste sentido, foi realizado um estudo onde nós analisar se os consumidores estão dispostos a comprar ao interagir em sites de redes sociais, e isso notou-se que 15,6% dos europeus visitam sites de redes sociais regularmente, usando-os para investigar potenciais compras online 21,6% dos espanhóis enfatizam que usam o Facebook, Twitter ou similar para investigar antes de fazer suas compras online. Um negócio tem uma oportunidade no espaço online, você só precisa estar ciente dos consumidores e do seu humor.

Os empreendedores precisam ver essas plataformas como uma oportunidade para gerar oportunidades de interesse e negócios que possam ser fechadas de outras maneiras. 24,3% dos espanhóis destacaram as redes sociais como uma de suas ferramentas favoritas para compartilhar notícias e recomendações sobre e-commerce, tornando-se um critério fundamental para levá-los a fazer uma compra no futuro.

A mídia social pode ajudar a gerar novos negócios, pois oferece a oportunidade ideal para atrair o público. Dessa forma, eles aumentam o conhecimento dos produtos e criam bancos de dados de marketing com seus fãs. Ao conduzir testes gratuitos e oferecer amostras grátis on-line, os anunciantes estratégicos desenvolverão um canal de futuros clientes de longo prazo para criar oportunidades, que podem ser acompanhadas posteriormente. 

O uso atual de mídias sociais por afiliados

Certos afiliados estão agora se tornando suas próprias marcas, e usam constantemente as redes sociais para construir sua base de membros, fomentar a fidelidade dos seguidores e aprimorar os produtos dos anunciantes. Por meio de seu envolvimento no espaço on-line, ele não apenas responde às necessidades dos consumidores em um ambiente social, mas também é usado como um canal secundário de vendas para comunicar as melhores ofertas disponíveis do anunciante.

O Facebook é a principal rede social em que as pessoas estão começando a ganhar dinheiro real através das plataformas criadas para publicidade. Há várias oportunidades para os afiliados aumentarem o número de seguidores e usarem o espaço virtual como um canal de vendas. Um exemplo disso é o soyrata.com, web especializado na publicação de promoções e ofertas temporárias. "A rede social é uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem o site soyrata.com e poderem se beneficiar dele. O uso de programas afiliados nos mantém atualizados com as últimas promoções interessantes disponíveis que podemos oferecer aos nossos usuários, e desta forma todos nós nos beneficiamos, acima de tudo, o consumidor final, que tem informações atuais e de alto valor ", diz a pessoa responsável a web

Onde o marketing afiliado está posicionado na era da web 2.0

O setor de marketing afiliado tem uma boa reputação e é considerado um canal no qual as empresas podem obter um interessante retorno sobre o investimento. Independentemente de a mídia social ter invadido a indústria de marketing digital, o marketing de afiliados, embora não ofereça novidade como a mídia social atual, pode oferecer um retorno excepcional sobre o investimento quando usado e implementado bem.