A affilinet, empresa líder em marketing e afiliação de resultados na Espanha, realizou uma pesquisa entre suas afiliadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha para o novo ano, a fim de desenvolver uma idéia aproximada de suas preferências e perspectivas futuras em relação à Marketing afiliado 
A affilinet queria conhecer o status atual da afiliação, bem como as tendências futuras, através do ponto de vista da afiliada sobre o setor e os anunciantes. Por essa razão, ele perguntou sobre o fator mais importante que os afiliados europeus consideram ao trabalhar com eles.

Em geral, o mais valorizado é a atualização dos criativos, seguida do horário de confirmação dos pedidos e da taxa de cancelamento dos mesmos. "Para que os afiliados desenvolvam seu trabalho e promovam os anunciantes e seus produtos de forma otimizada, é muito importante que eles ofereçam propostas criativas atraentesÉ necessário ter em conta as opiniões dos afiliados e plataformas no processo antes do lançamento do programa, no arranque e em diante. Não apenas devemos levar em conta os formatos de banner padrão, mas também caixas de busca, links de texto e mais formatos originais, bem como um catálogo de produtos, códigos de desconto e sua constante atualização, para que os afiliados possam adaptá-los às suas atividade "explica Cristina Berzal,

"Agilidade e transparência quando se trata de confirmar ou cancelar as transações geradas também são muito úteis. Portanto, em affilinet, implementamos um sistema pelo qual cada um dos cancelamentos produzidos é explicado. Acreditamos que a transmissão dessas informações é de extrema importância para nossos parceiros ".

Quando perguntados sobre os setores mais interessantes com os quais colaborar, os afiliados europeus mostram maiores discrepâncias. Enquanto na Espanha e na Alemanha coincidem em lojas online com 73,75% e 71,95% respectivamente, na França optam pela moda (43,2%) e no Reino Unido por viagens (73,76%). ). Com foco na Espanha, o setor mais interessante para as editoras, depois das lojas online, são viagens (63,75%), loterias e jogos (50%), telecomunicações (47,50%) e serviços de hospedagem ( 43,75%).

No que diz respeito às redes sociais, mais de um quinto dos afiliados nacionais dizem que apenas entre 5 e 20 por cento das suas vendas são feitas através deste canal. No entanto, um quarto dos entrevistados espera que suas atividades no mercado de mídia social cresçam mais de 20% durante este ano de 2011. As redes sociais mais usadas na Espanha são o Facebook, para mais de 81% dos editores, seguido pelo Twitter (quase 49%) e pelo Linkedin (7,5%).

"Muitas afiliadas usam as redes sociais para criar uma base de contatos, obter lealdade de seus usuários e promover os produtos e ofertas dos anunciantes. As redes sociais representam um momento secundária canal para comunicar as melhores ofertas disponíveis anunciante em um meio amplamente utilizado por usuários da Internet para trocar opiniões e experiências de produtos e serviços, e representam um lugar ideal para expandir o complemento alcance ea ação da filial " diz Cristina.

Ao mesmo tempo, a affilinet aproveitou a oportunidade para analisar o efeito do acesso à internet móvel, uma das principais tendências a serem levadas em conta, devido ao seu crescimento indubitável nos últimos meses. Dos países pesquisados, a Espanha é a que tem menos visitas a sites afiliados desses dispositivos. Segundo os editores, apenas 5,1% recebem mais de 6% das visitas do celular, em comparação com o Reino Unido, com 13,43% dos editores nessa mesma situação. No entanto, nossos afiliados estão otimistas, já que quase 9% acreditam que, até 2011, esses dispositivos serão responsáveis ​​por mais de 20% de suas visitas.

De acordo com as respostas das editoras, o percentual de vendas geradas pelo mobile marketing é de 6,3% na Espanha, superado pela França (8,3%) e pelo Reino Unido (7,8%), mas à frente da Alemanha (5,1%). Em nosso país, 94% deles indicam que seu site não é rentável por meio do marketing móvel.