O IAB Spain, a associação que representa o setor de marketing e publicidade digital na Espanha, lançou o décimo segundo volume de seus white papers com o título Affiliate Marketing Guide. 
De acordo com o IAB, o marketing afiliado tem sido, possivelmente, uma das áreas mais desconhecidas para a maioria dos anunciantes, em parte devido ao grande número de empresas envolvidas na sua implementação e execução: anunciante, empresa afiliada, sites afiliadas ... e os vários modelos existentes de preço e compensação. 

Neste White Paper, eles tentaram definir as chaves para que qualquer empresa interessada possa iniciar uma campanha de marketing de Afiliação com as maiores garantias de sucesso.

O documento está estruturado em 11 capítulos que analisam essa atividade de uma perspectiva eminentemente prática, abordando questões como os diferentes tipos de marketing afiliado, afiliação e branding e gerenciamento de programas afiliados. Além disso, o documento inclui cinco estudos de caso reais de experiências de marketing de afiliadas de empresas de cinco setores diferentes realizadas recentemente na Espanha. 

O documento foi desenvolvido através do trabalho dos membros do IAB afiliados Comissão Espanha, formada por Affilinet, Centrocom (Antevenio Group), Comissão Junction (Valueclick), Tradedoubler e Zanox. O IAB Spain lança seus White Papers de comunicação digital em colaboração com a revista Interactiva.